quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pequeno-almoço no Tiffany’s

Imagine que está a usufruir de umas merecidas férias e que se encontra principescamente alojado/a num hotel de 7 estrelas.

Melhor ainda, imagine que se encontra no célebre Tiffany’s e que a seu lado terá a carismática Audrey Hepburn.

De manhã, quando se dirige para o bem fornecido pequeno-almoço, depara-se com uma série incontável de pratos, dispostos de forma bem apetitosa. Algumas das iguarias até já farão parte dos seus hábitos alimentares; outras haverá que já conhece por ter provado ocasionalmente. Mais à frente estão algumas que nunca saboreou, mas tem uma vontade imediata de experimentar. E que bem lhe sabem! Também não faltarão travessas cheias de ingredientes que não o tentarão nem um pouco e, no entanto, os seus vizinhos, nas mesas do lado, esvaziam num ápice.

É também assim a Programação Neuro Linguística. Um buffet de luxo, nutritivo para o corpo e para a mente, com pratos para todos os gostos e compatíveis com as nossas diferentes formas de estar. Mais do que uma mera ferramenta de desenvolvimento pessoal, trata-se de uma atitude geral, de um paradigma mental novo, onde a melhoria contínua é o mote. Haverá técnicas com as quais se identificará de imediato e com as quais nunca mais deixará de se banquetear. Outras que gostará de saborear em ocasiões especiais; e aquelas que, mesmo sendo excelentes para algumas pessoas, terão em si o efeito que o arenque fumado tem para mim. A essas dirá, simplesmente: não, obrigada!

Para além da quantidade, terá também a qualidade e a variedade, o que lhe permitirá escolher sempre o que mais lhe convém.

No final desta refeição terá aprendido imenso sobre si, sobre a sua natureza, sobre a sua identidade, sobre os seus valores e sobre o seu propósito. Terá apreendido também imenso sobre os outros e sobre o que pode fazer para se relacionar com esses outros de forma mais harmoniosa e significativa.

Arqueologia interna, jardinagem mental, primeiros socorros num mundo em rápida mudança, vitaminas para a mente, ecologia pessoal. Estas podem também ser outras metáforas que explicam o que é a PNL e para que nos serve.

Se faz parte do grupo de pessoas a quem já ocorreu… «que bom seria se tivéssemos nascido com Manual de Instruções!», este blogue pode ser-lhe útil.

Mantenha-se por perto. Até já.

Sem comentários:

Enviar um comentário